terça-feira, 6 de abril de 2010

Notícias em 2º Horário

O programa "Notícias em 2ª Mão" da SIC, apresentado pela dupla Marco Horácio/ Eduardo Madeira mudou de horário. A partir de ontem, passa a ser transmitido depois das duas novelas, a fechar o horário nobre. Uma mudança drástica, já que antes estava no pico do prime-time. O 24 Horas lançou a polémica e mereceu a atenção dos apresentadores na emissão de ontem, que preencheram boa parte do programa a "malhar" naquele jornal. Mas dedicaram também algumas indirectas para a direcção da SIC. "Talvez haja programa amanhã", disseram na despedida.
Mais uma vez, a SIC lança uma aposta para o horário nobre, mais uma vez a aposta falha. Desta vez até tinha o capital de sucesso que Marco Horácio trazia do "Salve-se Quem Puder", um inegável sucesso dos últimos tempos de Carnaxide. Mas o formato agora era outra coisa. Já não entusiasmava as classes etárias mais jovens como o outro e isso era um problema para a telenovela que se lhe seguia na programação e que, para competir, precisa desse público não adulto, que a TVI granjeia com os Morangos com Açúcar e que duvido que a SIC consiga com a transmissão ao fim-de-semana da série de vampiros Lua Vermelha.
Mas qualquer programa precisa de ser bem tratado para ter sucesso. O "Notícias em 2ª Mão" não é um formato fácil para ser suportado por uma televisão comercial. Ainda para mais àquela hora. A TVI não o faz. Por aí, o novo horário é mais apropriado. Por outro lado, aquele não é programa para início de late night. Todos os formatos deste género (sketches, comédia de costumes e sátira de actualidade) experimentados naquela faixa da programação - e muitos pela SIC - falharam. Não vai ser diferente. Até porque a concorrência não deixa.
A promoção ao programa, antes da estreia, foi boa e intensa. Não faltou publicidade na imprensa e nas ruas nem autopromoções no canal. Mas logo na semana de estreia, houve dias sem emissão, por outras necessidades de programação. Para um programa novo pode ser fatal esta descontinuidade, que dificulta a habituação e a rotina das audiências. Algum tempo depois apareceu o "Sinais do Tempo" de Miguel Sousa Tavares que retirou Marco Horácio e Eduardo Madeira mais um dia da programação. O novo programa começou a servir para as novas vagas e também isso não é bom para um produto novo.
Se o objectivo era ganhar o pós-telejornal e transportar audiência para a novela, o ponta-de-lança devia ter sido tratado com outras pinças. Com a certeza de que não é fácil, como disse, alimentar um formato nestes num clima concorrencial tão forte. A SIC sempre vai fazendo apostas alternativas. Não é mau, mas por serem alternativas tendem a falhar. Porque programar cada vez menos se liga com criatividade, está quase tudo inventado. E a TVI sabe.

Sem comentários:

Enviar um comentário