quarta-feira, 10 de maio de 2017

Salvador Sobral, uma decepção

Salvador Sobral no Festival da Eurovisão. Uma decepção.

Onde é que está a música a fazer lembrar os carrinhos de choque? Onde é que está o som do bailarico? Um acordeão, não? Onde é que estão os bailarinos? Onde é que estão as bailarinas? Onde é que está a coreografia, Salvador? Mexer a cabeça como se ela fosse deslizar até aos joelhos não conta como coreografia, Salvador. No mínimo, dois versos em inglês, no mínimo! Então os outros países vão ali, até uma pessoa se sente dentro de uma jukebox, e tu apresentas-te com um poema e uma melodia?! Mas isso é o Festival da Canção ou é a Escola Superior de Música? Por favor, Salvador, poupa-nos, tem dó! E os gritos? Não há gritos? A Celine Dion já não manda nada?

É com essa canção que representas Portugal? Portugal tem programas de televisão que duram cinco horas seguidas onde se cantam coisas que envolvem mangueiras e cassetetes. Onde é que está isso na letra que cantas, Salvador? “Meu bem, ouve as minhas preces”?! Foi tão pouca a imaginação! “Ó meu bem, anda cá, vamos rezar, ajoelha e não podes falhar” é só um exemplo de um verso que funcionaria logo de outra forma. “Ninguém ama sozinho”?! Muitos letristas deste país escreveriam maravilhas com esta ideia, introduzindo inclusivamente metáforas com a árvore que dá pêssegos.

Que desilusão! Desde 2010 que Portugal não estava representado na final do festival Eurovisão da Canção e tinha de ser logo assim! Um cantor que interpreta e faz gestos enquanto canta! Horrível, Salvador! Ainda se fosse abanar a anca para a esquerda e para a direita!...


Não tenho mais palavras, Salvador, mas vou continuar a ler as opiniões das pessoas nas redes sociais. Elas dizem muito mais. Obrigado, ainda assim…


218 comentários:

  1. Respostas
    1. Será que leu bem o texto sr. Nuno Fernandes?

      Eliminar
    2. Sem comentários?? A mim merece-me pelo menos um: que belo texto! Para ler com cuidado, evidentemente. Parabéns ao autor.

      Eliminar
    3. Sera que a palavra Sarcasmo desapareceu do vocabulário português?

      Eliminar
    4. Caro Carlos Alves, concordo absolutamente. Isto de andar a apresentar composições intemporais é demasiado intelectualoide. Mais do que dois acordes é presunção das elites da música e de pessoal armado em melómano. Letras com um complexidade métrica e emocional superior a um "i love youuuu" ... são coisa de snobes.
      Minhas ricas bailarinas da coxa grossa, pirucas exacerbadas, e notas guinchadas em frequências que afugentam canídeos. Portugal bateu no fundo!

      Eliminar
    5. Para perceber uma ironia/sarcasmo é necessário inteligência. O texto tem muito pouco que dê a entender isso, logo é preciso bastante perspicácia para o entender como ele realmente foi elaborado. Todos os que o entendem, entendem o que aqui escrevo. Muito bom.

      Eliminar
    6. Será que o pessoal não sabe o que é ironia e sarcasmo? Fico pasma com certas respostas. Enfim...

      Eliminar
    7. Fico sem palavras Sr. Anônimo. De facto, nada como umas brejeirisses naturalmente "Tugas" para que o sino toque e tudo corra atrás. Este não foi o caso. Mais uma vez o que é "Merda" não interessa. Sarcasmo a parte, faço minhas, indiscutivelmente, as suas palavras cumps

      Eliminar
    8. O texto está muito bom, porque é todo ele carregado de ironia, todo ele a dizer que não é preciso folclore para que um só rapaz que canta muito bem e que usa apenas os movimentos do seu corpo embalado ao ritmo da bela melodia, para que tenha resultado numa maravilha. Fartos de folclore barato andamos todos nós. É sem dúvida uma canção com qualidade musical e uma letra que nos toca o coração,parabéns ao Salvador que a interpreta com corpo e alma. E já agora, parabéns à irmã que foi a autora de tudo incluindo o facto de escolher o irmão.

      Eliminar
    9. Adoro o sarcasmo elegante de Portugal. Realmente o cantor é um sucesso , a música é lindíssima e o pais está muito bem representado. Só não ganha por muita falta de sensibilidade de quem está a julgar.

      Eliminar
    10. Pior que ter que explicar uma anedota, é ter que explicar o excelente texto de Carlos Alves.
      Custa a acreditar na existência de uni-neuronais capazes de produzir alguns dos comentários que li.

      Eliminar
    11. Resta-me dar os parabéns ao Carlos Alves pelo excelente texto. :)

      Eliminar
    12. O Nuno Fernandes também poderá estar a ironizar...

      Eliminar
    13. Já ninguém tem sentido de humor? Claro que o Carlos Alves está a ser irónico e a criticar os outros países ,que não o nosso que foi um dos poucos que cantou na língua materna e sem efeitos especiais.

      Eliminar
    14. Ou valha-me Deus mas será que existem tantos acéfalos assim? Ironia, sarcasmo...ideia ideia ao dicionário por favor..

      Eliminar
    15. "Assim num da guosto!" É preciso ler para além do Texto e saber que o que dizemos é, por vezes, o contrário de que pensamos!Adoro ironias...

      Eliminar
    16. Prova viva de que para brilhar não é necessário floreados excessivos. o segredo do nosso Salvador está na simplicidade. Gostei muito. Parabéns.

      Eliminar
    17. Não vejo onde comentar, que pena !!!
      Amei a ironia :D
      Esta gentinha do PIMBA já está mais serena. Talvez venham a aprender que afinal andam a ouvir a música errada e deixem de maltratar os nossos melhores cantores, autores e verdadeiros músicos.
      Obrigada.

      Eliminar
    18. Boa presença em palco. Saiu conforme a sentiu ao cantar dentro do seu coração.

      Eliminar
    19. A verdade é que não estava a perceber também que era sarcasmo.... xD

      Eliminar
  2. Não merece qualquer tipo de comentário,só desprezo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta gente não sabe o que é a ironia?

      Eliminar
    2. Sarcasmo...por acaso sabem o que é?pelos comentários que leio aqui percebe-se que a pessoas não entendem o que é sarcasmo.Neste texto há um elogio ao Salvador em cada linha

      Eliminar
    3. Não sei o que me deu mais gozo ler sinceramente, o texto a ironizar que por sinal está muito bom, ou o primeiro comentário que não sabe o que é ironia... Bem chega de internet por hoje.

      Eliminar
    4. Este texto esta brilhante, este rapaz merece este texto diz tudo aquilo que a minha geração pensa .. Gostei e boa sorte Salvador estamos contigo

      Eliminar
  3. Realmente é um absurdo, ir para ali cantar. Sem gajas boas e despidas a dar apoio.....lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois �� só quem não percebe nada de música é capaz de dizer essas palavras...(E AS GAJAS BOAS E DESPIDAS...)blá blá blá blá blá...SINCERAMENTE

      Eliminar
  4. Ahahah alguns ou são burrinhos mesmo, ou respondem se ler. Aposto na primeira... (Sem ironias)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Há gente que não sabe o significado de ironia!

      Eliminar
    2. E se o nuno estiver a ser sarcástico ��

      Eliminar
    3. bro ja pensaste que eles podiam tar a comentar acerca das pessoas que dizem isso e nao do autor deste textto

      Eliminar
    4. Neste texto há um elogio ao Salvador em cada linha e em cada vírgula...

      Eliminar
  5. É que nem a irmã se deu ao trabalho de ir para cima do palco com ele, sempre tinhamos uma miuda em palco... Vergonhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😩😭Santa ignorância! era melhor a música pimba do ZÉ CABRA.LOL

      Eliminar
    2. Nellson vergonhoso ,e a tua ignoransia Que nem sequer sabes intepertar o texto


      Eliminar
    3. Estou farta de me rir com estas respostas!!!! �� O que é que vos colocaram no lugar do cérebro?!

      Definitivamente as redes sociais vieram dar voz à santa e indiscutivel ignorância...

      Eliminar
  6. Rsrsrsrsrsrsr, este país é um colosso! A rapaziada anda com o sentido de humor muito em baixo, aliás, baixaram tanto a fasquia que, hoje em dia, é preciso muito cuidado com o modo como se escreve, pois a ironia, passa ao lado de MUITA gente e passa sempre pelo lado errado! Qualquer dia, começamos a ter que pôr avisos em todo o lado, como acontece nos USA, do estilo: "não aproximar esta faca com lâmina em cerâmica, dos órgãos genitais"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior do que isso é passarem multas por não estar lá o aviso... é o next level...

      Eliminar
  7. Forte e mordaz. Para aqueles que não aguentam o Humor Negro, temos pena... Ainda não foi inventado o conceito de Humor Negro, possivelmente mais "fofinho"...
    by Pedro Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o humor negro é como a comida..... nem toda a gente tem....

      Eliminar
    2. Efetivamente é ironia, do texto, falando! Quanto ao apontarem o dedo à burrice alheia,isso sim, parece-me um rossar à estupidez! Não se adjetiva um peixe pela sua capacidade de subir a uma árvore! Uma palavra não chega de igual forma a cada pessoa. O mais sensato era dar asas à ironia, quem percebe percebeu quem não percebe pode sempre perceber para a próxima! Sejam grntis uns com os outros!

      Eliminar
    3. Miarcx essa está boa ahahah

      Eliminar
    4. Excelente texto. Parabéns ao autor. (Y)

      Eliminar
  8. Forte e mordaz. Para aqueles que não aguentam o Humor Negro, temos pena... Ainda não foi inventado o conceito de Humor Branco, possivelmente mais "fofinho"...
    by Pedro Duarte

    ResponderEliminar
  9. Uma vergonha o seu post
    Não tenho palavras
    Vá lá você para vermos se representa melhor o país
    Na minha opinião, não havia melhor pessoa para competir nesta competição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ironia, já ouviu falar?

      Eliminar
    2. Tenho de rir, muito...Pela ironia do texto e pela boçalidade de alguns comentaristas. Cérebro, sabem o que é?

      Eliminar
    3. Num país onde impera o futebol e as telenovelas.
      Onde as pessoas se refugiam nos jogos de vídeo.
      Onde não há com quem "conversar", quando se vai ao café. etc etc etc.
      E agora queríamos que "algumas" pessoas, entendessem a ironia do texto!?
      Claro que não!

      Eliminar
    4. O facto de gostar de futebol e jogos de video não nos faz BURROS!
      Sou Licenciado em engenharia, leio bastante ( todo o tipo de Literatura), participo activamente em politica, adora as artes, sou bastante social e um curioso por natureza.
      Colocar rótulos devido aos nossos gostos é que revela da sua parte uma enorme IGNORÂNCIA.
      Alexandre

      Eliminar
    5. Obrigada pelo texto, gostei imenso!

      Eliminar
  10. :) Muito bom! E depois "espantosos" comentários a este "post". Infelizmente, com um blogue há 10, já não me surpreendem estas interpretações...

    ResponderEliminar
  11. É o que dá tecer comentários por instinto sem pensar no que se leu...É típico do nosso povo, fossemos nós mais ponderados e as coisas piavam de outra forma nesta "república das bananas". Parabéns, Salvador. Mesmo que seja já quase a terminar o "jogo", marca o golo e traz-nos a vitória.

    ResponderEliminar
  12. Vou fazer um desenho para que algumas pessoas percebam esta publicação..... este.... texto... é.... irónico... ok?.... perceberam? Vou repetir.... irónico.... vem de "ironia"... o autor está na tanga entendem? Está a brincar, a gozar, a zombar, a fazer chacota, a troçar, a ser sarcástico... ok !!??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se ria ou se chore com a "ignorância" das pessoas!Já ninguém sabe interpretar um texto? Detectar uma ironia? Nem os que gostaram do rapaz nem os que não gostaram, parecem que ninguém percebeu! OH My...

      Eliminar
    2. Eu a ler estes comentários incríveis e a pensar "Se o professor Manuel visse isto..." e TAU. Não falha xD
      Eu sou sincera. Tava à espera nem que fosse dum foguetezito. Mas era só um miudo a cantar bem. Já não há festivais como os de antigamente!

      Eliminar
  13. Deve se adepto da Maria Leal

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Os meus parabéns pelo texto, o uso da ironia nem sempre chega às pessoas porque são pequenas de mente... Concordo a 100 % com o que dizes Portugal estava a espera do típico zé povinho com baile a representar. É pena que a malta aqui em cima não tenha percebido a mensagem. Vou seguir! E mesmo que não se ganhe a final, o salvador fez lembrar o que é ser Português.

    Just1Men

    ResponderEliminar
  16. Há "coisas" que são só para inteligentes! Sempre o disse aos meus filhos... aqui está mais uma vez a prova da minha teoria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, não é preciso ser inteligente para perceber o texto. Qualquer pessoa com um QI acima de 27 teria capacidade de o entender. O problema é que há demasiada gente que não chega a este valor. Cumprimentos

      Eliminar
    2. ó santa ignorancia o texto é muito lindo e reparem na música parabéns Salvador vais representar Portugal e espero que ganhes só é critico quem está de fora

      Eliminar
  17. Belo texto. ...força Salvador

    ResponderEliminar
  18. Talvez... Se o Salvador tivesse dito, no final, thank you very much em vez de muito obrigado (pt-pt)...

    ResponderEliminar
  19. Maior vergonha estes comentários como se fosse feito melhor! O que importa é o lugar onde está! Por ter sido diferente marcou! Não é um programa de danças mas sim
    De canton

    ResponderEliminar
  20. quando não se tem dom para dizer asneiras mais vale estar calado

    ResponderEliminar
  21. Muito bom.! isto de K.Barreiros é só para nós cá no suburbio Portucales.!!!

    ResponderEliminar
  22. É incrível ao ponto que os nossos cidadãos chegam! Alguém que nao passa de um simples ponto na internet atreve-se à criticar um excelente cantor, que transmite realmente o sentimento de sua alma para o público. Ele é a prova de que não é preciso ser obsceno, indelicado, engraçado, ou até mesmo cantar em inglês para transmitir uma mensagem que é universal!
    Termino apenas dizendo ao dono deste blog, forme-se na área e então tenha decência de criticar alguém, pois só mostra o quão inculto é!
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao dono deste post... A sério? Este post do mostra o quão ignorante é! Saber ler não é só juntar as letras...

      Eliminar
    2. Você de certeza que não leu o mesmo texto que eu . Ele está a ser irónico . Enfim...

      Eliminar
    3. É muito triste não perceber que o texto todo é num tom irónico e ainda insulta quem o escreveu...

      Eliminar
    4. Será possivel que um texto tão obviamente irónico não seja entendido como tal? É preciso fazer um desenho, como alguem diz mais atrás? Fico genuinamente preocupado...

      Eliminar
  23. Ahaha muito bom o texto. Cada frase uma gargalhada minha. Realmente ... Tínhamos a Rosinha que gritava, saltava e abanava. Parabéns ao autor do texto. Parabéns ao Salvador que nos encantou.

    ResponderEliminar
  24. Depois de ler os comentários, o que me parece é que há por aqui pessoas que nem percebem como o homem passou à final. Se não entendem a ironia explícita, como podem ter percebido a música?

    ResponderEliminar
  25. Ahahah ou eu sou mto inteligente ou ele o escreveu mto bem, que foi o caso. Pq percebi logo a priori que o texto estava rodeado de ironia e sarcasmo ������

    ResponderEliminar
  26. Uma forma de falar tudo o que ele não fez que todos os outros grupos fizeram falo no bom português. Ele e é que eata bem ehehe Belo post o do sr ou Sr a que escreveu este texto

    ResponderEliminar
  27. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. A ironia é uma ferramenta poderosa de crítica mas com a grande limitação de que não só apenas a massa intelectual a irá entender mas irá também servir o propósito inverso para o resto da população... Sou portanto pouco adepto do seu uso numa era em que a população não intelectual "escolhe" ser ignorante quando as bibliotecas do mundo estão à distância de um click... Portanto pensem um pouco nisto... ser óbvio, claro e condignamente humilde nas nossas opiniões é algo que precisamos agora mais que nunca valorizar, sem usar o escândalo, o brilho e o grito, creio que foi o que o Salvador nos mostrou da forma mais simples possível. Apesar de tudo é um bom texto, obrigado.

    ResponderEliminar
  30. Consegui rir tanto com o seu texto, como com os comentários! Até parece mentira que alguém não entenda o que escreveu... o melhor é rir, é sempre o melhor remédio!

    ResponderEliminar
  31. Parabéns pela critica.
    Tal como a musica, só alguns vao percerber a Arte.

    ResponderEliminar
  32. Com tanto espetáculo... luzes mais parecem raios que nos deixam com a cabeça as voltas, que até pessoas com cabeça de cavalos, noivos que dançam com um pé e noivas a cantarem para os buquês e até um macaco... um macaco ou gorila seja o que for... e nós... nós Portugal... o simples Salvador a cantar ainda por cima em PORTUGUÊS... mas onde está tudo com a cabeça....

    Somos bons e mais nada...
    Para mim está GANHO...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ganhe ou não, na sua simplicidade fez a diferença.

      Eliminar
  33. Muito bom!!!
    Parabéns ao autor.

    ResponderEliminar
  34. Tipico portugues, os nossos estao sempre mal ...
    Fez o seu melhor de certeza.
    os especialistas ajudaram para que ele tivesse uma actuação brilhante ?

    ResponderEliminar
  35. Tenho pena que não aprecie a qualidade desta canção. É simples como os portugueses. Foram poucas as que chegaram ao patamar desta nossa canção. Admito que não é totalmente apropriada para um festival mas foi diferente e mostrou autenticidade. Dois versos em inglês? Fomos dos poucos que cantámos na língua materna e que orgulho! É pena que artistas deste nível sejam tão criticados por pessoas que não entendem a importância da autenticidade e da diferença. Assim nunca avançamos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O texto está escrito num registo irónico... Basta ver que o autor defende, com orgulho, a participação portuguesa...

      Eliminar
    2. O texto está escrito num registo irónico... Basta ver que o autor defende, com orgulho, a participação portuguesa...

      Eliminar
  36. Realmente desilusão... Desilusão a iletracia e falta de humor de certos comentários... Quanto ao texto... Simplesmente excelente.

    ResponderEliminar
  37. Parabéns para o salvador �� e uma salva de palmas para o autor do texto!

    ResponderEliminar
  38. Percebo perfeitamente o teor do comentário. Cada vez mais se dá valor a lixo e menos a coisas discretas. A prova disso foi a nossa atuação deste ano. Nos últimos anos vamos para lá como se nada fosse. E no final nunca ficamos perto dos 10 primeiros
    Desta vez acredito que fiquemos mais em cima.

    ResponderEliminar
  39. Ri a ler o texto e "chorei" a ler alguns comentários...
    Ó gentinha ignorante, irra!

    ResponderEliminar
  40. Percebo perfeitamente esse ato de ironia, de sarcasmo. Ou seja la o que isso for. Mas quem escreveu isto, nao é Portugues. Acho que ha pessoas que nao perceberam o que leram, como ha pessoas que nao perceberam o que foi ali interpretado. Foi poesia, sim. Talvez ,em vez se fazerem posts de ironia que tal se juntarem os Portugueses para darmos apoio ao salvador. Porque para alem de cantar, ter alma. Juntou tambem alguns poetas portugueses . Como Fernando Pessoa. Neste momento e que se ve como portugal esta. NESTE MOMENTO DEVIAMOS ESTAR MAIS JUNTOS QUE NUNCA. E nao duvidem com ele chegaremos longe.
    Força Salvador !

    ResponderEliminar
  41. Já vi e ouvi alguns enxertos da canção na voz do autor e interprete, mas não estou habilitado a fazer uma análise aprofundada ao conteúdo da sua mensagem nem da musicalidade ou à total interpretação. Mas as referências que nos chegam por jornalistas e televisões estrangeiras que estão habituados a acompanhar este tipo de festivais, têm tecido ótimas referências à canção concorrente portuguesas, classificando-a como uma das prováveis ganhadoras. A prová-lo temos o facto do Salvador ter passado á final que se realiza no próximo sábado.
    Pelo que acabo de ler no desenvolvimento deste blogue fico incrédulo perante os mais variados comentário, pela negativa, que aqui se encontram expressos, sobretudo por gente tão ignorante e de falta de senso, onde a grande maioria se esconde por detrás do anonimato que foi sempre a arma dos cobardes e dos maldizentes.
    Cada vez estou mais convencido que Portugal tem no seu seio gente incompetente, ignorante, sem o mínimo de inteligência que os torne capazes de dar o mínimo alento ao interprete da canção, quando afinal a imprensa estrangeira tanto o elogia. Aqui então direi, ou os comentadores estrangeiros são essencialmente "irónicos" ou os comentários aqui escritos por alguns (?) são completamente estúpidos. Infelizmente, grande parte dos portugueses, convencidos, só sabem dizer mal de tudo e de todos. E quando não têm de quem dizer mal, dizem mal de si próprio, o que vem reforçar a minha opinião desde á muito formada! Por isso havemos de ser sempre um País recheado de alguns parasitas que para nada tem jeito, a não ser para dizer "MAL".
    Não existe qualquer sinal de respeito por quem quer que seja, nem em que circunstâncias for. O indispensável para muitas mentes doentes, é que se diga mal, mesmo sem se conhecerem os factos ou as razões. Nunca deixaremos a nossa pequenez de espirito, nem nunca seremos unanimes em defende o que é nosso, mesmo que fiquemos em último lugar. Esquecem-se de que o último lugar é tão meritório como o que fica em primeiro. O interessante é participar! E se o Salvador lá chegou, mesmo com a sua debilidade de saúde, acompanhado de uma equipa médica, foi porque alguém entendido na matéria lhe reconheceu o mérito, tal como os que permitiram que chegasse á final. Haja respeito e dignidade humana, e as consciências de muitos ficará mais aliviada! E estou convicto de que muitos dos críticos vão engolir sapos vivos e, se tiverem consciência (terão?) tenham a hombridade de se retratarem, saindo do anonimato, para reconhecerem a coragem e as circunstâncias em que o Salvador vai representar Portugal. Tal como os deficientes, com cadeiras de rodas, têm participado em provas internacionais e levado bem alto a Bandeira Nacional.

    ResponderEliminar
  42. Qualquer que seja a prestação final de Portugal, será sempre por pena ... não tenho a minima duvida que todos os pontos que nos derem será por pena do interprete.

    A musica além de banal, chega a ser ridicula e monótona, sem graça, com pouco interesse ... a actuação do gajo enquanto a interpreta é simplesmente ridícula e até humilhante para toda uma nação como a nossa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pontos por pena??? Prefiro em cartão continente!!! Já agora não fale em nome da nação, fale em seu nome... também pertenço a esta nação e não me sinto minimamente humilhada antes pelo contrário e aliás como eu quantos milhares??? Mas sim Salvador, pelo menos uns óculos de sol coloridos e espelhados,era o mínimo!

      Eliminar
  43. O meu filho com 12 anos conseguiu interpretar este texto como ironico!
    Mas vejo que por mais explicações está dificil para alguns!

    ResponderEliminar
  44. Não gostei nada deste texto! Em primeiro lugar, repetiu-se a palavra "Salvador" muitas vezes. Em segundo lugar, existe uma vírgula mal posta, em que o vocativo não foi isolado. Por fim, mas não menos grave, o autor desta crítica ainda se limita ao uso de um só recurso estilístico. Aliás, não só usa como abusa! Quatro parágrafos de pura pobreza textual pelo abuso de uma única figura de estilo.

    ResponderEliminar
  45. Estou-vos grato a todos pelos comentários... ahahah
    Se uns me fizeram sorrir, outros houve que me proporcionaram umas valentes gargalhadas ��
    Um abraço a quem fez o "termo de abertura"... ��

    Vasco Pedrosa

    ResponderEliminar
  46. Pontos por pena??? Prefiro em cartão continente!!! Já agora não fale em nome da nação, fale em seu nome... também pertenço a esta nação e não me sinto minimamente humilhada antes pelo contrário e aliás como eu quantos milhares??? Mas sim Salvador, pelo menos uns óculos de sol coloridos e espelhados,era o mínimo!

    ResponderEliminar
  47. Finalmente alguém conseguiu ver que Portugal quando quer apostar forte tem qualidades! Ainda bem que não houve bailarinas de top com brilhantes para distrair o público, assim o Salvador "obrigou e chamou "toda a atenção para a sua letra e as suas expressões! Adorei o co menta rio principal!!! Portugal não é só acordeos,nem 5 horas de música pimba!!! Isto só prova que o que é Nacional é Bom....

    ResponderEliminar
  48. Por favor, alguém que obrigue as pessoas a passar por um pequeno teste ou a lerem um dicionário antes de poderem comentar na internet!!!
    É um bem que fazem a elas e à sociedade.
    Quanto ao texto: TOP!!!

    ResponderEliminar
  49. Porra!Quem é quie disse o qu~ê para entender o onte qui vejo hoje?

    ResponderEliminar
  50. Que brilhante texto!! Sim partilho da mesma opinião...todos aqueles que criticaram e criticam o miúdo devendo ter exactamente este ponto de vista, não é música para um festival, não é festivaleira!! A verdade é que toda a gente sabe quem é e já ouviu pelo menos uma vez "amar pelos dois" ouvi na rádio ainda a dias...que melodia bonita que poema tão doce! Se fosse em inglês era grande artista, mas não, canta em português na língua de Camões, estamos bem representados! Para quem levou os Homens da luta a um festival o out-fit está quase idêntico �� Força Salvador! Parabéns ao autor do texto

    ResponderEliminar
  51. Desde sempre, que Portugal falha com a seleção. Eu ainda não consegui encontrar qualidade na música nem na performance. Temos e tínhamos tanta qualidade por onde escolher. Mas como tudo, a música é um negócio.

    ResponderEliminar
  52. Está muito bom este texto, ainda assim, consegue ser tão mal comentado como o cantor que elogia. É quase a mesma coisa, quem não entende o texto e o critica pela negativa, entende tanto de ironia como quem critica a musica do Salvador percebe de musica. Parabéns ao autor do texto e ao Salvador!

    ResponderEliminar
  53. Nao tenho por hábito comentar o que outros escrevem a não ser que esteja relacionando com algo que eu tenha escrito...Por isso, não o vou fazer em relação às críticas que aqui leio que advêm duma má interpretação das palavras do autor. Trata-se de um texto imbuído de sarcasmo onde, em cada frase, se tecem rasgados elogios ao cantor e à canção que representa Portugal.
    Gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente muita gente nem ler sabe.
      Sabem juntar palavras na sua ignorância.
      Concordo com o seu comentário.

      Eliminar
    2. Absolutamente de acordo.
      Viva a alma lusa, cantada com sentimento, que arrepia, que tem consistência.
      Tenho pena sim, de uns quantos Lusos com menos massa encefálica para entenderem a escrita de Camões.
      Excelente e provocador texto Carlos Alves!

      Eliminar
  54. Ouvi-lo cantar deu-me um orgulho descomunal de ser português! Bravo!

    ResponderEliminar
  55. Somos um povo diferente, e a canção espelhas essa diferenças, indiferentes ao valor comercial, a maior parte das vezes errado, não nos comparamos com ninguém.Não nos vendemos ao comboio das mudanças, Somos portugueses, e isso já é uma vitória, dos outros todos quem não ganhar perdeu, mas nós já ganhamos...

    ResponderEliminar
  56. Se o Salvador ler isto vai rir a bandeiras despregadas! Muito fixolas pá!

    ResponderEliminar
  57. Muito bem observado.
    Realmente, pode até não ser nada do outro mundo, mas marca diferença entre o lixo que por aí abunda...
    Parabéns e felicidades para a final.
    Já não seria sem tempo.

    ResponderEliminar
  58. Eu percebi que era sarcasmo desde o início, mas preferia mil vezes que as coisas tivessem sido ditas em bom português, estamos numa sociedade rodeada de sarcasmos e ironias desde as conversas de café até à assembleia da República, porque as pessoas pensam que vão fazer chegar a sua mensagem a um público maior usando este método...
    Na minha opinião acho que este texto seria muito melhor lido e escrito se as emoções nele representados fossem descritas na maneira mais simples...
    Força PORTUGAL tudo nosso nada deles

    ResponderEliminar
  59. A isto se chama uma opinião inteligente. Parabéns! O espelho das opiniões nas redes sociais! :)

    ResponderEliminar
  60. O meu interna te . Vê se mesmo que não percebes nada de música ������

    ResponderEliminar
  61. Texto divertido e inteligente! Muito fixe!!

    ResponderEliminar
  62. Eu estou boquiaberta com os comentários que para aqui vão... a sério que há tanta gente que não consegue perceber a ironia do texto? Estou incrédula!
    Parabéns ao autor! Está simplesmente fantástico!
    Força SALVADOR!

    ResponderEliminar
  63. Este texto está para mim, como o Salvador para o Festival... muito Português!!!

    (Parabéns ao autor)

    ResponderEliminar
  64. DEIXEM AS PESSOAS IGNORANTES EM PAZ, CARAMBA! Incontável, o número de comentários preocupadíssimos com a ignorância alheia mas com erros de gramática! São todos reis aqui! Deixem-se lá de comichões e festejem o nosso Salvador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de "mas", uma vírgula, já agora.

      Eliminar
  65. deves ser 1 grande triste na vida rapaz.... para falar assim

    ResponderEliminar
  66. Não aprecio a música porque está subjacente o timbre irritante da irmã, que a deve ter cantado e interpretado primeiramente!

    ResponderEliminar
  67. Critica absolutamente fantástica. Nao se critica a "musica" ou a "coisa" pimba. Critica-se o apimbalhoamento das pessoas que a consumem. Adorei Carlos Alves

    ResponderEliminar
  68. GENIAL! Parabéns!
    Força Salvador! :)

    ResponderEliminar
  69. Aqui vemos claramente uma imagem onde, se a analizarmos detalhadamente e em profundidade, podemos observar que a partir dos distintos pontos de discrepância e comparação se pode chegar à idea central que se afasta do argumento principal, a partir do qual concluimos que este comentário não faz qualquer sentido. Mas quiçá não seja importante para muitos de vocês e se perca entre os demais comentários, a maioría nem sequer o lerá, talvez seja criticado e com o passar do tempo seja esquecido. Enfim, só queria dizer-vos que vendo rissóis, croquetes e bolinhos de bacalhau.

    ResponderEliminar
  70. Fogo a serio ? Pra que esse texto? Pro ano arranja tu um instrumental com 140 bpm e tanta a tua sorte

    ResponderEliminar
  71. -Eis o chorrilho de comentários (incluindo o meu), que um texto de dupla face de ou para confusão antagónica, provoca nos vários graus da nossa geral massa intelectual... - VIVAM OS TEXTOS MAL DEFINIDOS OU DE DÚBIA INTENÇÃO! - VIVAM AS ESCLARECEDORAS DISCUÇÕES!

    ResponderEliminar
  72. Ele foi uma decepção mas pelo menos conseguiu chegar a final, coisa que muitos dos que já lá passaram nao conseguiram!

    ResponderEliminar
  73. Será que as pessoas agora só lêem os títulos? Ou são mesmo burras? Fónix. Quem é que não percebeu que isto é um elogio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu só posso achar que são burras.....ou só lêem o título....:P

      Eliminar
    2. Entendam que o texto não emite opinião... É apenas porta voz da deceção de algumas vozes (algumas delas, creio, inventadas pelo próprio autor... vozes interiores)

      Eliminar
  74. Salvador , Parabéns e Obrigado , sublime!!

    ResponderEliminar
  75. Finalmente um belo poema, uma melodia verdadeiramente melódica. Interpretação do Salvador jazzística e muito boa. Aliás muito do que foi escrito atrás, é ironizar, não com o valor da totalidade do que Portugal apresentou, mas com a diferença positiva em comparação com os "espectáculos" que podem ser tudo, menos a apresentação num festival da canção.

    ResponderEliminar
  76. Entro como anónimo apenas pelo facto de não saber (ou não querer saber) como dar o nome.
    Entendida a ironia, permitam-me alertar os menos informados para a influência política dos resultados finais deste festival, ontem e hoje. Ontem os países fortes da Europa, depois Israel e hoje os amigos de leste...
    A realçar apenas que discordo da crítica do autor em relação à Celine Dion. Não sendo claramente um admirador desta cantora, tenho que lhe reconhecer uma capacidade interpretativa muito acima do comum dos mortais e seria excelente que as os que lá andam tivessem essa capacidade. É que não nos iludamos, este festival foi criado para interpretações desse género e não para pôr lá os Pauliteiros de Miranda ou afins, por mais tradicionais e puros que sejam.Separemos as águas.
    Agora, nem sei se é evolução aquilo a que se tem assistido nos últimos anos que é pôr lá umas "nininhas" cheias de efeitos especiais com musicalidade própria de DJ's, básicas, e que resulta num esganiçar de notas sem segurança, colocação ou afinação(faltam-lhes as ferramentas de estúdio para dar consistência) sem assunto (leia-se como diz o autor do texto: tema, poema, sumo etc.). Pois se isso é a evolução eu quero ficar parado no tempo. São resultados da música de consumo imediato dos nossos dias.
    Depois aparecem de quando em quando coisas como este Senhor Salvador(ou a irmã) que fazem algo agradável, com mensagem, subtileza na musicalidade.
    Li algures que alguém classificou este tema como algo entre a Disney e o Jazz...
    Parece-me então bem feito para o fim a que se destina e uma verdadeira pedrada no charco para romper com o rumo que este festival tem seguido nos últimos anos (salvaguardam-se algumas excepções naturalmente) Agora, aguardemos que este mundo ainda consiga perceber Salvadores e afins.

    ResponderEliminar
  77. Será que o Autor do texto fará melhor ?? ou tem jeito para a escrita e é mais um treinador de bancada ????

    ResponderEliminar
  78. Acredito plenamente que o salvador vai colocar o nome de portugal bem la em cima...farto de marias leais e afins �� grande música e grande cantor...puro...genuíno ☺

    ResponderEliminar
  79. tu precisas de te ir encher de moscas, és mesmo um energúmeno, um atraso para a sociedade portuguesa, mata-te, isto rvolta-me, porque tu não deves perceber um piço disto e falas a armar-te em rei. em vez de valorizares, criticas. pelo menos vai-nos representar à final, já tu andas prai a fazer textos idiotas no teu blog e não és ninguém

    ResponderEliminar
  80. Penso que o Ricardo Araújo Pereira partilha da perspectiva deste post! Brilhante...ambas!

    https://www.youtube.com/watch?v=Qf57fQqES3s

    ResponderEliminar
  81. Texto de puro sarcasmo, obvio. Portugal precisa mais disto e menos ruido.

    ResponderEliminar
  82. Muito bom texto! O elogio disfarçado de decepção de um indivíduo desencantado com aquilo que se afirma como boa música.Tudo aquilo que elogiou não gosta e tudo o que criticou aprecia.

    ResponderEliminar
  83. Belo texto, mas num país que privilegia a mediocridade (para não dizer outra coisa) nos media realmente esta canção não terá muitos likes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os media adoram pimbalhadas... :( espero que Salvador seja um "Elton John" português...muito sucesso na carreira !

      Eliminar
  84. ADOREI. MÚSICA. INTÉRPRETE. LETRA. O CANTAR EM PORTUGUÊS. E ESTE TEXTO IRÓNICO QUE ACABA POR SER UM ELOGIO A TUDO O QUE GOSTEI. ;)

    ResponderEliminar
  85. Os meus sinceros Parabens pelo texto Sr.Carlos Alves, está TOP e o Salvador será desde já um campeão ou um CR7 para a música! Ele encanta e cala todos esses pimbalhadas que de cantores nao teem nada de nada...vulgo Maria Leal entre outros...so me resta desejar muita boa sorte para Salvador e que ganhe essa final!

    ResponderEliminar
  86. Apenas deixo uma questão. Já ouviram/viram bem as músicas de Portugal nos anos anteriores?
    Isto deve ser só pimbas aqui e fãs da Maria Leal, trolol.

    ResponderEliminar
  87. penso que entendi o texto , e sim o Salvador nao tem uma canção festivaleira,mas tem uma canção de boa música com letra profunda cheia de sentido e sentimento .

    ResponderEliminar
  88. Muito bom texto sim senhor gostei muito sarcasmo muito bem estruturado(nem toda a gente entende) Salvador Sobral com a sua musica melodiosa nos fará ganhar a Eurovisão se deus quiser!!!

    ResponderEliminar
  89. Horrivelmente belo!!!

    ResponderEliminar
  90. Apesar de não gostar particularmente deste estilo de música, dou valor tanto aos compositores da música e letra como à interpretação do artista.
    Principalmente por ser diferente de todas as outras, por não ser música de "carros de choque" e por ser cantada na Língua do País de origem.
    Esta história de cantar em Inglês tem que acabar... Percebo que seja "facilitador" tanto para o público como para o próprio júri, mas não é a Língua/Nação que está a ser avaliada mas sim a Canção!!!
    Muito bem Salvador e Boa Sorte.
    PS. Em relação ao artigo, está muito bem escrito e a ironia é bem perceptível!!! ��

    ResponderEliminar
  91. Comentário inteligent.!!gostei.! Salvador é simples bom cantor um romântico poeta nato.eu tive o privilégio de o conhecer quando ele tinha apenas 9 ou 10 anos num programa televisivo bravo bravissimo na SIC. .ele cantou uma música do rui Veloso "onda média" . Ele já era um menino doce e alegre.ele sorria só com um olhar, sem precisar de abrir a boca ele já era poeta um sonhador...espero que ele consiga chegar onde sempre desejou.. um cantor reconhecido pelos seus dons naturais, sem vaidade.humilde rapaz com uma simplicidade a flor da pele e com um coração do tamanho do mundo!
    Só tenho que aplaudir de pé ao autor deste texto.pois foi com grande inteligência que chamou indirectamente as redes sociais e a nossa sociedade e ao famoso povinho que está fútil e vazia que só valoriza reality shows..etc.
    Que venha mais salvadores destes. pois este país precisa é mais de humildade honestidade e mais humanidade uniao ao próximo..
    Salvador estou contigo.como diz o nosso amigo Cristiano..se ganhares tudo bem senão que safoda.!:D;D para mim já ganhaste!.tu és grande o mérito é teu!Boa sorte amigo.. ��

    ResponderEliminar
  92. Muito bom, parabéns pelo texto cheio de ironia e inteligencia.

    ResponderEliminar
  93. Este texto é um elogio a uma canção que será certamente intemporal. Atrevo-me a dizer que este texto é quase tão bom quanto a canção do irmãos Sobral. Parabéns ao seu autor.

    ResponderEliminar
  94. Pois. Parece, inicialmente uma critica. Mas se analisar-mos é construtiva, ou seja, aqui, o que conta é a letra/poema fabuloso! O importante não é os bailarinos nem um palco cheio de músicos, mas sim, o sentido que cada musica faz. Ele Sozinho chega!! O autor do texto usa uma ironia que deixa muita gente à beira de um ataque de nervos. Boa Sorte Salvador Sobral....Serás um problema/decepção para outros Países que estão a concorrer... Pois a probabilidade de saíres vencedor é grande

    ResponderEliminar
  95. ... Logo de entrada, à primeira pergunta, só pode reconhecer-se uma de duas possibilidades: ou o texto é satírico ou o Autor é parvo —o que não é verdade, na medida em que todo o texto é a humilhação do estado-geral da arte e da cultura de um país que se hipotecou ou pré-fabricado...

    ResponderEliminar
  96. Viva o Salvador que o maior...viva Portugal...

    ResponderEliminar
  97. Viva o Salvador que é o maior...Viva Portugal

    ResponderEliminar
  98. Viva o Salvador que é o maior...Viva Portugal

    ResponderEliminar
  99. Li por aqui muitos comentários parvos! É o retrato da iliteracia dos tugas. Não faça caso!

    Parabéns pelo excelente texto, carregado de ironia e sarcasmo!

    ResponderEliminar
  100. Hip, hip, hip Hurra!!!Hurra!!! Hurrrra!!! Para o autor do texto e para o Salvador! E o resto "nem cantigas são", só mesmo comentários de gente má, mal disposta, de mal com a vida e com todos, e até com eles mesms. A atividade preferida dessa gente mal disposta é dizer mal de tudo e de todos. Ignorem!

    ResponderEliminar
  101. Eh pá o festival da canção, que se foda. Caguei no texto, caguei no puto com espasmos e com voz de merda.. Enfim, não me traz felicidade nenhuma nem me muda a vida a merda do festival

    ResponderEliminar
  102. Adorei o texto! E porque razão tinha o autor de ser magistralmente sarcástico? #salvadorable

    ResponderEliminar
  103. Brutal o texto finalmente podemos dizer que sim o Salvador deverá ganhar o festival pois foi com um tema parecido ou seja melodioso que a Maria guinot ganhou o festival com a música silêncio e tanta gente

    ResponderEliminar
  104. Uma decepção é nem todos portugueses apoiarem o que é nosso mas apoiam tudo o que é estrangeiro... apoiem todos mas primeiro nós... principalmente quando temos qualidade! Este texto é uma tremenda injustiça... mas é assim nem para nós somos bons! Força Salvador... uma voz Sublime!! Vai dar cartas pelo Mundo todo... os cães ladram e a caravana passa :)

    ResponderEliminar
  105. O senhor que escreveu este texto devia tomar um anti histamínico antes de falar sobre um cantor com a classe do Salvador

    ResponderEliminar
  106. Nao nao nao e nao.Portugal ja nao esta na final a 7 anos e agora que esta todo mundo critica o salvador..... Em vez disso apoiem no para ganhar mos, e de apoio que ele precisa e n de criticas. No inicio era da mesma opiniao que a sua mas agora vi que nao e assim..... Se o nosso pais esta na final apoem o salvador

    ResponderEliminar
  107. força Salvador, Portugal está contigo. parabéns por representares Portugal com uma canção cantada em português. A música tem uma letra e uma melodia lindíssimas.

    ResponderEliminar
  108. Enfim realmente os portugueses não sabem ver o valor que o país tem! Têm que ser emigrantes e pessoas de fora a apreciar... Pela primeira vez na história estamos na final e mesmo assim há críticas por isto e por aquilo. Em vez de apoiarem o único que cantou uma canção na sua língua materna na Eurovisão! Por favor mudei essas mentalidades, portugueses! Há
    á canções na Eurovisão muito piores e se calhar também algumas melhores mas tenho a certeza que esta polémica não acontece nos outros países. Nem vou comentar esta falta de maturidade, porque o mesmo aconteceu com a equipa portuguesa quando foi campeã da Europa de futebol, todos criticavam mas quando ganharam mudaram logo de ideias. E mais não digo!

    ResponderEliminar
  109. Concordo com o que disse Fernando Vilão!

    ResponderEliminar
  110. Parabéns pelo texto, sim! Será preciso explicar mais alguma coisa?
    É sarcasmo!
    É IRÓNICO, este texto!
    Está a acontecer a mesma onda de indignação que surgiu com a letra de Miguel Araújo: "Toda a gente sabe que os homens são lixo
    Gostam de música que ninguém gosta
    Nunca deixam a mesa posta."...
    Sarcasmo, entenda-se!!!
    Muito Bom Carlos Alves!

    ResponderEliminar
  111. Muito bom!! Concordo plenamente! Parabéns pela excelente descrição do meu pensamento/opinião no seu texto!

    ResponderEliminar
  112. - PODE MUITO BEM ENTENDER-SE QUE O TEXTO NÃO EMITE OPINIÃO; TRATA APENAS DE SER PORTA VOZ DA DECEÇÃO DE CERTAS VOZES... (Algumas delas, creio, inventadas pelo autor... vozes interiores)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AS VOZES ANTAGÓNICAS DO PRÓPRIO AUTOR NÃO O DEIXAM FORMAR OPINIÃO.

      Eliminar
  113. Amanhã falamos sobre isto.....

    ResponderEliminar
  114. Bom texto. O Salvador já ganhou o festival: apercebi-me que pôs um país inteiro a assistir a um festival que já ia ficando esquecido por muitos de nós. O autor deste texto já ganhou o dia: pôs uma grande quantidade de gente a discutir o seu texto. Para além disso, o Salvador é um cantor exímio e a Luísa uma autora exímia (assim como cantora, também). Exímia é a forma como este texto está escrita: simples e utilizando como recurso a ironia, que é um ingrediente que tem de se saber usar muito bem. De qualquer forma, e já que temos aí o Papa, para alguns leitores: perdoai-lhes pai que eles não sabem o que lêem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. - Tal como a dos outros, a tua opinião vale o que vale... perde é muito pela presunção do final.

      Eliminar