quarta-feira, 17 de maio de 2017

Uma Multidão de Não Crentes

Marcelo Rebelo de Sousa disse, logo depois de o Papa ter ido embora, que os portugueses receberam muito bem Francisco e que houve um respeito muito grande, nomeadamente por parte dos não crentes. Pois, isso é porque Marcelo não tem facebook, como tinha Cavaco Silva, por exemplo, porque, se tivesse, saberia que não foi bem assim.
Os chamados não crentes comportaram-se com um histerismo que só encontra paralelo no seu comportamento habitual. Se há coisa com a qual os não crentes convivem mal é com a crença dos outros. Desconhecendo até ao momento em que é que a visita de um líder religioso os possa afetar tanto, a verdade é que o ódio, o escárnio e o ranger de dentes foi muito. Isso até pode fazer mal! Os católicos aparentemente vivem bem com a sua fé, os não crentes notoriamente não vivem bem com a falta dela.
Os peregrinos fizeram quilómetros e quilómetros a pé mas os não crentes é que apanharam grande canseira nestes dias que passaram. O desprezo por uma religião fê-los estar atentamente críticos à presença de um homem dessa religião. Que estranho desprezo esse! Pior do que atirar que a minha ex-mulher não me interessa para nada mas atrever-me a descascar no vestido que ela levava ontem quando a vi passar na rua. Os não crentes têm esta coisa de marido trocado.

E, no entanto, a semana que passou ficou marcada por um Salvador e uma multidão de não crentes. Muitos também não acreditavam que Portugal ganhasse alguma coisa com aquela musiqueta. O problema é que a musiqueta era boa e ganhou. É assim, os não crentes falam sempre antes do tempo. E alto, para toda a gente ouvir.


1 comentário:

  1. Gosto da lucidez com que sempre abordas as questões, Carlos. Bem verdade o que dizes.1 abraço

    ResponderEliminar