segunda-feira, 29 de setembro de 2014

GRÂNDOLA VILA MORENA ECOA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COM OS BOÉMIA (Vídeo)

Foi no final da atuação, ontem, na Sala do Senado da Assembleia da República, no encerramento das Jornadas Europeias do Património 2014, após pedidos de "mais uma" por parte da audiência, que os Boémia cantaram uma sua versão do "Grândola, Vila Morena". Aos primeiros acordes de piano, o público sentado na Sala foi-se levantando e acompanhando a banda em coro.




Sob o tema "Património, sempre uma descoberta", as Jornadas Europeias do Património encerraram este domingo, ao som dos Boémia e dos temas do seu último disco, "Os Peregrinos do Mar". O álbum narra as aventuras e desventuras do povo Português no tempo dos descobrimentos, em paralelismo com os dias de hoje, quando tantos Portugueses deixam o país para tentar melhor sorte. Esta é a verdadeira matriz subjacente às líricas deste trabalho que prestam uma homenagem intemporal à força de vontade de um povo e à sonoridade incorporada na Moderna Música Popular Portuguesa.

Foi depois de cantar "A Canção para um Infante" que, acedendo ao pedido de "encore" do público, a banda entoou o "Grândola, Vila Morena", acabando acompanhada por toda a plateia, em pé.

O estilo dos Boémia surge como evolução natural da música popular portuguesa e como reflexo de um conjunto de influências tais como Fausto Bordalo Dias, Zeca Afonso, Amélia Muge, José Mário Branco, Trovante, Jorge Palma, Sérgio Godinho, Tom Jobim, Chico Buarque, entre outros.
Como o próprio Fausto teve a oportunidade de dizer, “(...) os Boémia pertencem já a uma nova geração, que parte na senda da música popular portuguesa e que nesta altura já se pode chamar Moderna Música Popular Portuguesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário