quinta-feira, 3 de junho de 2010

A fé que pára tudo num Estado laico

O feriado do Corpo de Deus é a prova mais evidente de que Portugal é um Estado laico (e ainda bem) mas não é um país de laicos. Ainda bem também - porque para territórios sem tradição, cultura, valores e sentimento colectivo já existem os desertos e as florestas virgens.
O dia do Corpo de Deus celebra aquilo que há de mais sagrado na religião cristã e ao qual só se pode chegar pela fé. Não há outra forma de entender a comunhão do Corpo de Cristo. Um país que reserva feriado para o dia em que esta manifestação de fé é solenizada não sofre com certeza por excesso de laicismo.
No caso, por exemplo, do Natal e da Páscoa, festas igualmente religiosas, não se coloca esta questão da fé. Quem a não tenha pode sempre dizer que está a celebrar duas datas históricas e fica perfeitamente justificado (embora o mais comum é celebrarem porque toda a gente celebra, sem necessidade de justificações). Já a festa do Corpo de Deus não é uma data histórica, é uma festa puramente religiosa, unicamente cristã, nada tem de temporal nem de terreno, só cabe no campo da fé. E, no entanto, é feriado em Portugal.
E faz sentido isto? Para mim faz, mas eu também não acho que em Portugal tenhamos de ser todos laicos só porque o Estado o é.


Passadeira de flores, criada para a procissão do Corpo de Deus, em Vila Verde, concelho de Alijó (Trás-os-Montes)

4 comentários:

  1. amigo Carlos, conheci este teu trabalho com muitas "caras" através do facebook hoje. gostava de poder seguir o teu blog, porque o blog é, entre todos, o campo em que me movo menos mal. mas não sei como faço. se quiseres ver o meu blog e dizer algo: saocousasdavida.blogspot.com. gostei muito de tudo o que já vi, amigo carlos. se puderes diz algo. obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Sinceramente não sei como se faz para me seguir. Já vi o seu, também gostei muito e comecei a seguir. Um forte abraço!

      Eliminar
  2. Já sei como se faz para seguir o blogue. É mesmo lá no fundo da página. Está lá o botão para seguidores.

    ResponderEliminar
  3. bom dia amigo. já estou a seguir o teu blog. gosto da lucidez que revelas neste post acerca da laicidade. é precisa esta clareza de pensamento na nossa sociedade portuguesa tão confusa e por vezes tão mal-intencionada1 abraço forte.

    ResponderEliminar