segunda-feira, 17 de julho de 2017

Sunset no Verão, Silly Season o Ano Inteiro

Estamos em plena época de caça ao sunset. O que é o sunset? É o por do sol. É uma coisa que já existe pelo menos desde que há sol mas agora até para isso é preciso um vestido novo e um copo de gin. Ninguém vai ver o por do sol de calções, t-shirt e chinelos. O por do sol tem de ser visto com roupa da Bershka, litros de água tónica com gelo e um pouco de bebida amargosa lá dentro, ao som de uma música que faça lembrar uma empresa de mudanças a carregar móveis para uma carrinha. Por isso, procurem na em blogues da especialidade quais os sunset perto de vós onde poderão ir hoje!

- Mas não posso ver o por do sol da varanda da minha casa? - pergunta o leitor.
Podes. E até é mais inteligente.

O verão é, além do mais, pródigo em lixo informativo, pelo que infografismos com os melhores sunset deste Verão também poderão ser consultados em jornais ditos de referência e outros.
De resto, valia mais que os jornalistas tirassem todos férias porque, durante estes meses, só se enterram. A verdade é que, cada vez mais, se enterram o ano todo. Mas, no Verão... Ninguém está com paciência para notícias importantes e então vai de lhes servir banalidades. Nesta época, toda a imprensa vira revista de cabeleireiro.
Eu devo contar que uma vez, já há muitos anos – quer dizer, muitos também não tenho, mas já há alguns anos –, pouco tempo depois de acabar um curso de jornalismo, passou-me a ideia de ir pedir emprego a um grupo desses que detêm uma panóplia de revistas ditas cor de rosa. Uma empresa que começa por I e acaba em A e rima com sala ou pala. Enfim, eu não devia estar bem nessa altura para achar que talvez pudesse fazer sentido eu escrever sobre a congestão nasal de Rita Pereira ou banalidades sobre outras pessoas sem qualquer relevância social, muito menos cultural. Na altura, eles perceberam mais depressa do que eu que isso não fazia sentido e não me deram emprego. Claro que arranjei outro logo a seguir e até hoje nunca fui responsável por frases como: “veja os melhores decotes da festa da TVI”, “José Carlos Pereira em clima de romance com (preencher espaço branco, porque eu não sei os nomes das pessoas) ou “David Carreira na nova novela da TVI”.

Bom, mas esta última ninguém devia ser obrigado a escrever.


Sem comentários:

Enviar um comentário