terça-feira, 23 de maio de 2017

Correio da Manhã, Violações em Cliques

Na semana passada, uma jovem alcoolizada foi abusada por um energúmeno, num autocarro no Porto. Já lá vamos ao energúmeno e aos que o acompanhavam. A junção das expressões “jovem alcoolizada” e “abusada” chega para levar as pessoas do Correio da Manhã a vestir sunga e começar a dançar em cima da mesa.

O vídeo começou a circular na internet. A divulgação de vídeos deste teor na internet é uma praga com que vamos ter de viver, pelos menos nos próximos cem anos, e é preciso ter uma cabeça muito pequenina para alguém se dedicar a fazê-lo. Além disso, é preciso ter muita gente com um saco de cimento em vez de um cérebro para que esta atividade valha a pena. Pessoas com cabeça de betume são, por exemplo, todos os leitores do Correio da Manhã. E agora sim, não sinto o mínimo de complacência em dizer isto porque complacentes não são indivíduos que seguem um jornal cuja atividade é publicar vídeos do chamado lado negro da internet. As pessoas que compram e lêem o Correio da Manhã são coniventes com esta forma de agir. São coniventes com a devassa da vida privada, com os ataques pessoais sem interesse público, com a promoção de abusos sexuais e, em último caso, com a destruição do jornalismo e da liberdade de expressão.

Dir-me-ão que liberdade de informação é também poderem existir órgãos de informação diferentes, com diferentes estilos para as pessoas escolherem e se informarem. Pois bem, o Correio da Manhã não é um órgão diferente – há milhares de sites com conteúdo desse na internet -, informa pouco e não tem um estilo jornalístico. Porque precisava de ser jornalístico antes e só depois ter um estilo.

A enorme falta de respeito pelos direitos individuais das pessoas, sejam públicas ou privadas, mascarada de denúncia e investigação, é o motor que alimenta o Correio da Manhã. E se o alimenta, aos leitores se deve. Já leram o Correio da Manhã hoje? Então vão lavar as mãos e depois voltem aqui. Não há nada em cada edição do Correio da Manhã que seja de interesse jornalístico e interesse público que não se possa encontrar mais bem escrito em qualquer um dos outros jornais. Por outro lado, há muita coisa no Correio da Manhã que é apenas alimento para gente medíocre e que se baba permanentemente porque está sempre a esquecer-se de engolir a saliva.

Vocês têm filhos e filhas, irmãos e irmãs, pai e mãe, amigos e amigas. Pensem que qualquer um deles está ou pode estar à mercê do Correio da Manhã.

Quanto aos energúmenos, enfim, é gente de pila pequena. No mínimo, deverão ser julgados. Ao que sei, envergavam traje académico. Julgo que esta ação já lhes deverá valer o título de dux até ao fim da vida. No entanto, não andaram na faculdade a fazer nada. Têm tudo para se juntar ao lote de escumalha que existe na nossa sociedade. Todos. Tanto o que mete a mão dentro das calças de miúdas quase inconscientes como os que aplaudem o ato como se estivessem a assistir à chegada do seu cérebro depois de uma longa viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário