domingo, 30 de janeiro de 2011

Portugueses pelo Mundo

O "Portugueses Pelo Mundo" é o melhor programa que a RTP tem em grelha neste momento. É bem produzido, tem dinamismo e tem conteúdo. No fundo, é um programa de viagens que se apega àquilo que os portugueses melhor do que ninguém podem dar, a sua diáspora. Se é verdade que há portugueses espalhados por todo o mundo, nada mais inteligente do que mostrar o mundo através dos portugueses. Além disso, é protagonizado por uma geração de jovens activos, aventureiros e abertos à multiculturalidade e à novidade. Afinal, os melhores protagonistas que se podem ter num bom programa de televisão.
As pessoas que conduzem o telespectador ao longo de cada emissão tornam-se anfitriãs nas cidades que as acolheram. Elas representam uma nova geração de emigrantes. A daqueles que saíram para estudar, para investigar ou para alargar as bases de uma carreira. Uma geração ambiciosa e aberta a novas possibilidades. Uma geração assim só pode fazer um bom programa. E o mérito é de quem se lembrou de os procurar, de quem foi ter com eles e de quem soube retratá-los e aos meios onde vivem.
O "Portugueses pelo Mundo" é um dois em um absolutamente bem conseguido. Se para haver produções destas é preciso um serviço público de televisão, então a televisão pública tem de continuar a existir. E é bom quando a RTP mostra que é necessária.

Sem comentários:

Enviar um comentário